Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Utricularia biovularioides (Kuhlm.) P.Taylor DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 28-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Utriculariabiovularioides caracteriza-se por ervas aquáticas,anuais, hermafroditas. Endêmica do Brasil. Segundo Forzza et al. (2012) ocorre na Amazônia, Cerrado e Pantanal, nos Estadosdo Amazonas, Mato Grosso e Goiás, porém existe apenas um registro de coleta (H.S.Irwin et al. 32717) para Goiás,próximo a Alto Paraíso, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, semlocalidade definida. O material tipo da espécie foi perdido, mas faziareferência para o Amazonas. Com os dados disponíveis para a espécie não épossível elaborar uma avaliação de risco confiável.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Utricularia biovularioides (Kuhlm.) P.Taylor;

Família: Lentibulariaceae

Sinônimos:

  • > Saccolaria biovularioides ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​A espécie se caracteriza pela presença de lobos glandulares em forma de asas, localizados na extremidade distal do filamento (Taylor, 1989).

Distribuição

A espécie ocorre em Goiás, no entanto o material tipo, que está perdido, possui referência para o Amazonas (Taylor, 1989).

Ecologia

Erva anual, aquática, que habita áreas de Cerrado próximo a Alto Paraíso de Goiás; encontrada fértil em março.

Ameaças

1.7 Fire
Detalhes Os dados dos Relatórios de Ocorrência de Incêndios Florestais (ROIs) mostraram o registro de sessenta ocorrências de incêndios florestais no interior do PARNA Chapada dos Veadeiros (GO), no período de 1992 a 2003, sendo que o ano de maior ocorrência de incêndios foi 2002 com 11 casos, seguido por 1995 com 10 ocorrências. A época em que mais ocorreram os incêndios foi a estação seca, sendo o pico o mês de agosto, seguido pelos meses de setembro e julho. Cerca de 88% dos incêndios florestais foram de origem criminosa, por negligência ou de causa desconhecida (Fiedler et al., 2006).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Espécie citada no Anexo I da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas da Flora Ameaçada de Extinção, na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no PARNA Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso - GO.

Referências

- TAYLOR, P.G. The genus Utricularia - a taxonomic monograph. Kew Bulletin Additional Series, v. XIV, p. 724, 1989.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- FIEDLER, N. C.; MERLO, D. A.; MEDEIROS, M. B. Ocorrência de incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Viadeiros, Goiás. Ciência Florestal, v. 16, n. 2, p. 153-161, 2006.

Como citar

CNCFlora. Utricularia biovularioides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Utricularia biovularioides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 28/08/2012 - 15:09:30